Sobre | O colégio

Apresentação

A Associação Riachuelo de Ensino, entidade mantenedora do Colégio Riachuelo, tem Portaria de Autorização e Funcionamento CEE nº 54.630 de 09/12/1983, D.O. 19/12/1983. Atuante no cenário educacional de Santa Maria, congrega alunos de inúmeros municípios do Estado do Rio Grande do Sul e de vários outros estados da federação.

Embasado em valores éticos e culturais, o Colégio Riachuelo apresenta como missão oportunizar condições de excelência no processo educacional, por meio do aprimoramento constante de seus profissionais, a fim de possibilitar o crescimento do aluno de forma integral, harmônica e diferenciada.

Aspira manter-se como centro educacional de excelência, reconhecido pela comunidade escolar, buscando a realização pessoal e profissional de alunos, professores e funcionários, para que sejam agentes transformadores e inovadores no contexto social.

Missão, visão e valores

• Missão: Construção de um processo educacional de excelência, priorizando valores éticos e culturais, com aprimoramento constante de seus profissionais e o crescimento integral, harmônico e diferenciado do aluno.
  • Visão: Ser um centro educacional de excelência, reconhecido pela comunidade escolar, buscando a realização pessoal e profissional de alunos, professores e funcionários, para que sejam agentes transformadores e inovadores no contexto social.
  • Valores: Responsabilidade, comprometimento, maturidade, respeito, disciplina, honestidade, unidade, superação, solidariedade, ética, espírito crítico.

Estrutura

O Colégio Riachuelo possui infraestrutura completa e adequada para cada nível de ensino.

Ensino Infantil

• Salas de aula climatizadas e equipadas com Tv e DVD
  • Mobília padronizada
  • Brinquedoteca
  • Refeitório, cozinha
  • Banheiros adaptados e individuais por turma
  • Área verde com pracinha
  • Porteiro em horário integral
  • Iniciação à Yoga
  • Nutricionista
  • Turno integral
  • Almoço
  • Turmas com numero reduzido de alunos para manter a qualidade no ensino

• São 12 salas de aula climatizadas
  • 9 banheiros
  • Ginásio poliesportivo
  • Laboratório de informática
  • Laboratório de ciências
  • Psicóloga
  • Educação Especial
  • Sala de Artes
  • Aulas especializadas – inglês, Ed. Física, informática
  • Sistema de segurança monitorada durante 24h
  • Assistência médica em caso de acidentes dentro da escola
  • Porteiro em turno integral

Sobre | Proposta pedagógica

Proposta pedagógica

Estamos diante de um novo paradigma educativo. Mudando o paradigma, mudam-se as regras, e mudando as regras, mudam-se todas as outras coisas. A escola está direcionada para o crescimento de todas as potencialidades humanas do aluno: intelectual, emocional, social, física, artística/ estética, criativa/intuitiva e espiritual. O aluno não aprende unicamente por intermédio de sua mente, mas também do seu corpo, seus sentimentos, seus interesses e sua imaginação. Conhecer é uma aventura moral e espiritual. Buscar o conhecimento capacita o aluno para que perceba e compreenda os diversos contextos que determinam e dão significado para a sua vida.

A escola está preparada para:

• Dar aos alunos uma visão de universo em que estamos todos interconectados e unificados.
  • Ajudar os alunos a sintetizar a aprendizagem e a descobrir a inter-relação entre todas as disciplinas.
  • Preparar os alunos para a vida no século XXI, enfatizando uma perspectiva global e os interesses comuns.
  • Capacitar os alunos para desenvolver um senso de harmonia e espiritualidade, necessário para a construção da paz mundial.

Sobre | Galeria de fotos

Álbuns