Fundamental II

Sobre o

Ensino fundamental II

O Ensino Fundamental II anos finais, engloba do 6º ao 9º ano. Nessa etapa, o aluno é apresentado ao raciocínio lógico e a produção textual como formas de desenvolvimento intelectual.

A metodologia de ensino é baseada no monitoramento de notas, na qual permite o acompanhamento do desempenho do aluno no processo de aprendizagem.

Língua

Portuguesa

Ao longo dos cinco anos do Ensino Fundamental – Anos Finais, é dada uma atenção especial à aquisição de estratégias e procedimentos de leitura (BNCC, 2018), a ampliação da carga horária desse componente curricular permite ampliar a condição indispensável para se depurar a fruição estética, aprofundar a intelecção e a análise de texto de qualquer gênero e possibilitar a formação do leitor crítico.

Maior carga horária semanal no componente curricular.

Matemática

A ampliação dessa carga horária resulta na consolidação das conexões que os estudantes estabelecem entre os objetos e seu cotidiano, entre eles e os diferentes temas matemáticos e, por fim, entre os demais componentes curriculares, ampliando assim, a comunicação em linguagem matemática com o uso da linguagem simbólica, da representação e da argumentação (BNCC, 2019).

Maior carga horária semanal no componente curricular.

Raciocínio Lógico

É o componente curricular com carga horária semanal de 1h, que dá sequência ao laboratório de Matemática do 1º ao 4ºano, onde se desenvolveu o raciocínio e a sequência lógica através de recursos concretos e lúdicos para adentrar no processo cognitivo abstrato nesta Etapa de Ensino.

Esse componente curricular amplia o desenvolvimento do letramento matemático, definido como as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas.

Redação

É o componente curricular que auxilia no processo de escrita, para a valorização do uso social da linguagem e da promoção de análise e produção dos mais variados gêneros previstos na BNCC (2018), pois a produção de textos adequados às mais diversas situações comunicativas é um dos maiores desafios para os alunos que cursam os Anos Finais da Etapa do Ensino Fundamental.

A leitura e a escrita são, indubitavelmente, competências essenciais à vida escolar e cidadã. Na escola, elas atravessam todas as disciplinas – embora naquelas que não focalizam propriamente o estudo da linguagem, os alunos tendem a ter contato apenas com os gêneros escolares.

Oratória

Por que é importante aprender oratória desde cedo?

Quando ainda somos crianças, o nosso cérebro consegue aprender muito mais rápido e está ávido por informações. Tudo o que a criança faz nesta fase da vida influenciará diretamente o seu futuro como adulto. A oratória é benéfica, a longo prazo, para o sucesso profissional, mas há vários outros benefícios a curto prazo que podem ser alcançados com esta prática.

• Falar com desenvoltura, naturalidade e segurança;
  • Aprender técnicas de Dicção, Oratória e Desinibição;
  • Aprender a falar de improviso e contar histórias;
  • Desenvolver técnicas de apresentação;
  • Utilizar uma postura corporal adequada ao falar em público: gestos, contato visual, etc.;
  • Participar de atividades lúdicas (atividades com fantoches, máscaras, exercícios com trava-línguas, mímicas, dinâmicas, de atenção e concentração, fala de improviso, entrevistas, fala dirigida, interpretação de textos e diálogos teatrais, uso do microfone, gravação de vídeos, etc.).

Oficina de

Futsal

Sendo o esporte uma ferramenta de auxílio no processo do desenvolvimento educacional, social e de saúde do ser humano, a oficina propõe desenvolver a iniciação desportiva na modalidade de Futsal, que também possibilita a formação sequencial aos pais que desejarem investir nesta atividade.

O esporte praticado no Colégio Riachuelo é de grande importância para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, sendo um incentivo à conquistas e construção de sentimentos de cooperação e amizade. Alguns benefícios oferecidos aos alunos da oficina compreendem: trabalhar em Equipe, aprender com as derrotas, respeitar o próximo, aceitar as regras e ser mais responsável pelas escolhas.