Fundamental I

Sobre o

Ensino fundamental I

O Ensino Fundamental I anos iniciais, engloba do 1º ao 5º ano. Em conformidade com a nova Base Comum Curricular (BNCC), possui uma proposta pedagógica com ênfase no estímulo ao pensamento criativo, lógico e crítico do aluno.

Atualmente, o Colégio Riachuelo adota o sistema Anglo de Ensino, que considera a educação um processo contemplado por três aspectos essenciais, sendo eles: a formação de valores que devem ser ensinados aos alunos, vivenciados e cobrados na aplicação em sua vida cotidiana; a busca de informações em diversas fontes: livros impressos e digitais, internet, diferentes suportes eletrônicos; troca de conhecimento com colegas e adultos; Uso das informações de maneira reflexiva e crítica, em prol de uma vida social mais democrática, justa, inclusiva e igualitária (ANGLO 2020).

Pedagógicos

Special Day

(Dia especial)

As atividades pedagógicas propostas no Special Day contemplam ações educativas previstas para Área de Linguagens, conforme a nova Base Nacional Comum Curricular - BNCC.

Sua finalidade é oportunizar que os alunos participem de práticas de linguagem diversificadas, que lhes permitam ampliar suas capacidades expressivas em manifestações artísticas, corporais e linguísticas, bem como novos conhecimentos sobre essas linguagens, em continuidade às experiências vividas na Educação Infantil.

Laboratório de

Matemática

O laboratório de Matemática é um espaço de construção do conhecimento, tanto individual, quanto coletivo, que oferece um ambiente de ensino-aprendizagem com os recursos didático-pedagógicos planejados para desenvolver o raciocínio e a sequência lógica de ideias dos alunos.

Nesse espaço, professores e alunos podem dar expansão à sua criatividade, dinamizar o trabalho e enriquecer as atividades tornando o processo de construção do saber muito mais dinâmico, prazeroso e eficaz, envolvendo de modo integrado noções de classificação, seriação e conservação de forma lúdica.

Financeira

O trabalho pedagógico com a Educação Financeira no Ensino Fundamental I vai muito além de aprender a lidar com finanças pessoais dos alunos. Ela visa possibilitar a realização do consumo consciente, possibilitando uma vida saudável e equilibrada.

Por meio desse conhecimento pode-se conquistar a independência financeira, pois ela promove não apenas uma reflexão sobre os hábitos de consumo e formas de investimento, mas um conhecimento sobre suas próprias necessidades cotidianas familiares.

Especializadas

A Colégio Riachuelo conta com aulas especializadas não obrigatórias no currículo escolar nacional, como Informática (Educação Infantil – a partir dos 5 anos), Educação Física, Língua Inglesa, Artes (Fundamental I), Espanhol e Música (Educação Infantil). Essas disciplinas são lecionadas por professores licenciados em suas respectivas áreas do conhecimento.

A carga horária do nível fundamental II é considerada encorpada, pois conta com seis períodos de 50 minutos cada, totalizando 30 horas/aula semanais.

Oficina de gastronomia

Pratos e histórias

O projeto “Pratos e Histórias - Oficina de gastronomia” estimula a reflexão sobre a qualidade de vida e a saúde dos alunos.

O ambiente escolar pode ser o cenário ideal, para um melhor desenvolvimento do aluno sobre estes aspectos.

Além disso, por meio da Gastronomia é possível conhecer e entender a cultura, a história e uma série de saberes.

Oratória

Por que é importante aprender oratória desde cedo?

Quando ainda somos crianças, o nosso cérebro consegue aprender muito mais rápido e está ávido por informações. Tudo o que a criança faz nesta fase da vida influenciará diretamente o seu futuro como adulto. A oratória é benéfica, a longo prazo, para o sucesso profissional, mas há vários outros benefícios a curto prazo que podem ser alcançados com esta prática.

• Falar com desenvoltura, naturalidade e segurança;
  • Aprender técnicas de Dicção, Oratória e Desinibição;
  • Aprender a falar de improviso e contar histórias;
  • Desenvolver técnicas de apresentação;
  • Utilizar uma postura corporal adequada ao falar em público: gestos, contato visual, etc.;
  • Participar de atividades lúdicas (atividades com fantoches, máscaras, exercícios com trava-línguas, mímicas, dinâmicas, de atenção e concentração, fala de improviso, entrevistas, fala dirigida, interpretação de textos e diálogos teatrais, uso do microfone, gravação de vídeos, etc.).

Oficina de

Futsal

Sendo o esporte uma ferramenta de auxílio no processo do desenvolvimento educacional, social e de saúde do ser humano, a oficina propõe desenvolver a iniciação desportiva na modalidade de Futsal, que também possibilita a formação sequencial aos pais que desejarem investir nesta atividade.

O esporte praticado no Colégio Riachuelo é de grande importância para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, sendo um incentivo à conquistas e construção de sentimentos de cooperação e amizade. Alguns benefícios oferecidos aos alunos da oficina compreendem: trabalhar em Equipe, aprender com as derrotas, respeitar o próximo, aceitar as regras e ser mais responsável pelas escolhas.

Faça parte da

Nossa história