turno integral

CONHEÇA NOSSO PRIMEIRO

NÍVEL DE ENSINO

Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil do Colégio Riachuelo, contempla as crianças na faixa etária de 3 a 5 anos de idade.

Para o ingresso, a criança deverá ter no mínimo 3 anos de idade completos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.

Para muitas crianças esse é o início da vida escolar e o momento de incorporarem-se a uma situação estruturada com outros indivíduos fora do seu vínculo familiar. Nesse sentido, o cuidar e o educar estão indissociados ao processo educativo.

Portanto, as práticas pedagógicas na Educação Infantil visam desenvolver as seguintes competências: conhecimento, pensamento criativo e crítico, repertório cultural, comunicação, cultura digital, trabalho e projeto de vida, argumentação, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação, responsabilidade e cidadania.

Nossa

Turno

Integral

O turno integral é uma proposta para acolher as crianças no contraturno escolar.

Portanto, a oferta é direcionada para os alunos do G3, G4 e G5 da Educação infantil e 1º, 2º, 3º e 4 anos do Ensino fundamental e é desenvolvido na parte da manhã na estrutura física da Educação Infantil.

O brincar dentro do Turno Integral é entendido como uma prioridade, pois as crianças aprendem e se divertem ao mesmo tempo. É uma proposta diferenciada do turno da tarde, pois contempla atividades extracurriculares que contribuem para o desenvolvimento intelectual e social das crianças, além de despertarem seu interesse para diferentes áreas.

Os alunos chegam à escola a partir das 7h30min e permanecem até o contraturno. Nesse período, as crianças participam de momentos pedagógicos mediados pelas professoras regentes e também envolvem-se em oficinas culturais de artes e esporte.

Atualmente, oferecemos as oficinas de Artes, Yoga/pilates, Música e Recreação, além de momentos para fazer as tarefas de casa e descanso após o almoço.

DIFERENCIAIS

Rumo ao

Primero ano

O projeto “Rumo ao 1º Ano” promove uma série de ações em conjunto com os professores e alunos do Grupo 5 e Turmas de 1º Ano da instituição.

Dentre essas ações estão o city tour para explorar os espaços do Ensino Fundamental (salas de aula, pracinha, salas do setor administrativo e pedagógico), “troca de professoras” para conhecer a equipe que os receberá no 1º Ano e a festa temática “Bye, bye G5” para confraternizar com os colegas.

Prevista na BNCC “A transição entre essas duas etapas da Educação Básica requer muita atenção, para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas, garantindo integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças”.

Financeira

O trabalho pedagógico com a Educação Financeira no Ensino Fundamental I vai muito além de aprender a lidar com finanças pessoais dos alunos. Ela visa possibilitar a realização do consumo consciente, possibilitando uma vida saudável e equilibrada.

Por meio desse conhecimento pode-se conquistar a independência financeira, pois ela promove não apenas uma reflexão sobre os hábitos de consumo e formas de investimento, mas um conhecimento sobre suas próprias necessidades cotidianas familiares.

Bilíngue

O ensino bilíngue do Colégio Riachuelo, visa promover uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor, seguro e estimulante, que fornece uma base sólida de aprendizagem da Língua Inglesa ao longo vida. Nosso objetivo é oportunizar às crianças o desenvolvimento integral por meio de atividades lúdicas, pautadas nos mais diversos modos de interação mediados pela Língua Inglesa, entre os diferentes sujeitos, tempos e espaços do contexto escolar.
Na Educação Infantil o ensino bilíngue inicia com o ingresso das crianças de 3 anos de idade (completos até 31 de março), matriculadas nas turmas de G3. Assim, sucessivamente, essas crianças seguem de modo progressivo, anual, para turmas de G4 e G5.
A carga horária da oferta bilíngue é de cinco horas semanais distribuídas em uma hora aula diária. Nesse contexto, as aulas são planejadas pelos professores regentes e implementadas pelos profissionais licenciados em Língua Inglesa.
O ensino bilíngue é ofertado de modo interdisciplinar em meio aos momentos pedagógicos da rotina escolar, que contemplam a acolhida, lanche, pracinha, hora do conto, entre outros, sempre respeitando o tempo de aprendizagem das crianças.
Também conta com a “Funny Room” (sala divertida), um ambiente pedagógico com recursos tecnológicos para criar diversas possibilidades de comunicação das crianças com o mundo virtual e aproximações com a cultura Inglesa.

Matrículas, vagas
e novos ingressos

Anualmente serão ofertadas três turmas de educação bilíngue no Grupo 3 e uma não bilíngue.

As vagas no Grupo 4 ocorrerão de modo progressivo, porém em cada nova turma existirá a possibilidade de abertura de mais duas vagas destinadas aos novos alunos interessados em ingressar nas turmas bilíngues. Do mesmo modo, no Grupo 5 também existirá a possibilidade de ingresso, porém o número destinado para novas vagas será de mais quatro alunos.

Aulas especializadas

A Colégio Riachuelo conta com aulas especializadas não obrigatórias no currículo escolar nacional, como Informática (Educação Infantil – a partir dos 5 anos), e Espanhol e Música (Educação Infantil). Essas disciplinas são lecionadas por professores licenciados em suas respectivas áreas do conhecimento.

Faça parte da

Nossa história