Segunda edição do Projeto Corredor Galeria traz obras de Literatura
Noticias Notícias Segunda edição do Projeto Corredor Galeria traz obras de Literatura

Segunda edição do Projeto Corredor Galeria traz obras de Literatura

O projeto interdisciplinar Corredor Galeria lança a segunda edição, com obras de Literatura. A exposição Literatura, leituras e reflexões: Retratos de Época foi idealizada com a intenção de aproximar a disciplina de Literatura das artes plásticas e da fotografia, com o objetivo de divulgar, valorizar, reconhecer, além de desenvolver novas possibilidades de interação e mediação, no que diz respeito a momentos importantes da história brasileira e mundial.

O destaque desta exposição é a memória coletiva, pois as memórias da guerra dizem respeito às memórias de um grupo ou nação. Serão ressaltados feitos heroicos, valorosos e vitórias, ou então, as devastações, dores e traumas causados pelos conflitos.

A literatura desempenha um papel importante ao apresentar escritores que abordam em seus textos a temática da guerra. Muitos dos autores na exposição, ou viveram o momento de guerra, ou retrataram em seus textos a época dos conflitos. O que fica claro é que, muito além de vivenciar, eles pretendiam denunciar ou criticar épocas que foram, para muitas pessoas ou nações, de extrema violência e morte.

Para esta exposição foram escolhidos alguns textos que são ilustrados com fotografias ou pinturas que também retratam a época, montando um grande painel literário/histórico e artístico. Destacam-se vários nomes da nossa literatura brasileira que têm um importante papel de divulgar e conscientizar, em seus textos, a importância de não esquecermos “dias sangrentos” para que possamos valorizar os dias de paz.

Como diz Carlos Drummond de Andrade,

“Havemos de amanhecer. O mundo se tinge com as tintas da antemanhã e o sangue que escorre é doce, de tão necessário para colorir tuas pálidas faces, aurora. ”

A Galeria expõe obras em fotografias, textos, pinturas e outras possibilidades que promovem a integração dos conteúdos que são abordados em sala de aula com o ambiente físico onde nossos alunos transitam. Para tal foi concebido um projeto arquitetônico pelo escritório de arquitetura Estúdio Vértice e trata-se de uma proposta inédita em escolas.

As obras podem ser visitadas no 2º piso das novas instalações do Ensino Médio, da unidade de Camobi, e a exposição tem a curadoria da equipe da disciplina de Literatura, através dos professores Alexandre Flores e Ana Paula Betega.